top of page
EXPOVALE - Exposição de piscicultura Vale do Jamari

O Estado de Rondônia se destaca como o maior produtor de peixes nativos de água doce do país, cuja produção atingiu 84.491 toneladas no ano de 2015 (17.5% da produção nacional), segundo dados do IBGE. Dados atualizados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM/RO, apontam uma produção de 90.157,05 toneladas até janeiro de 2017, com uma área alagada de aproximadamente 14.902,56 hectares e 4.157 empreendimentos.


Da produção total do estado, 90.157,05 toneladas, o Vale do Jamari, com seus nove (09) municípios contribui com 30.32%, ou seja, 33.639,65 toneladas de peixes ao ano, ocupando 5.347,83 hectares de lâmina d’água e totalizando 843 empreendimentos de piscicultura cadastrados e licenciados.

Aproximadamente 85% da produção de Rondônia é Tambaqui (colossoma macropomum), seguido de Pirarucu (arapaima gigas) e híbridos de surubins. O estado conta com duas plantas frigoríficas para processamento de pescado e quatro fábricas de ração, sendo que todas essas empresas são inspecionadas pelo S.I.F. Neste contexto, a Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia - SUDER, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ariquemes - ACIA e com a Associação dos Criadores de Peixes de Ariquemes e Região – ACRIPAR, fará realizar a “EXPOVALE” - 1ª Feira de Piscicultura Vale do Jamari. O evento tem a finalidade de ampliar o mercado para o peixe produzido no estado, fortalecer vínculos comerciais, estabelecer parcerias e realizar negócios com empresas do segmento de serviços e equipamentos destinados à piscicultura, promovendo o intercâmbio de informações sobre a cadeia produtiva do pescado no Brasil.

bottom of page